Mar de Ideias

Ir para o Conteúdo Principal »

Busca no Site

Relação de escritores, ilustradores e fotógrafos que colaboraram com as publicações da MAR de IDEIAS.

 

ESCRITORES

 

Julio Bandeira:

Curador de arte, jornalista, professor, doutor em Teoria e História da Arte pela Universidade de Essex (Reino Unido) e mestre em História do Brasil pela UFRJ, autor de diversos livros sobre história, arte e cultura.

 

Leonardo Boff:

É teólogo, filósofo e escritor, com cerca de 100 obras publicadas em várias áreas do saber. Portador do Prêmio Nobel Alternativo de 2001 do Parlamento Sueco, é membro e corredator da Iniciativa Internacional da Carta da Terra e corredator da Declaração Universal do Bem Comum da Terra e da Humanidade. [http://leonardoboff.wordpress.com/]

 

Sonia Mendes:

É psicoterapeuta, terapeuta de casais e família e já foi presidente da Associação de Terapeutas de Família.


José Roberto Scolforo:

Vice-reitor e professor da Universidade Federal de Lavras, no Sul de Minas, doutor em Engenharia Florestal, é autor de vários livros temáticos em dendrometria, Inventário e manejo florestal além de vários outros com conotação multidisciplinar. Recebeu pela EMBRAPA o prêmio Frederico de Menezes Veiga 2011, um dos mais importantes da Ciência Brasileira. Produziu mais de 400 trabalhos entre artigos científicos, artigos em congressos e softwares com expressiva aplicação na Engenharia Florestal como o Sistema de Predição e Projeção do Crescimento e Produção para Florestas Plantadas (SPP) e o Sistema de Inventário e Manejo de Florestas Nativas (SISNAT).

 

Luzia de Moraes:

É mestre e doutora em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais e pesquisadora na área de avaliação de impactos ambientais.

 

Leny Werneck:

Escreve história para crianças publicadas no Brasil e na França. Também tradutora, jornalista e analista do discurso da imprensa, com trabalho acadêmico desenvolvido no Institut Français de Presse et Sciences de l´Information/Paris II. Um ensaio seu, Os suplementos literários nos jornais parisienses, está publicado na obra coletiva O jornal da forma ao sentido, da Editora da UnB, Brasília.

 

Olivia Rabacov:

Formada em cinema pela Universidade de Nova York, trabalha como assistente de direção e continuista em filmes e documentários. Com este livro, pretende ingressar também no mercado editorial e publicar mais outros sonhos.

 

Maria Lúcia Padula de Miranda:

Moradora de Petrópolis/RJ, é uma pessoa autodidata muito interessada em assuntos ligados à psicologia e espiritualidade.

 

Bárbara Caldas:

Veio de Porto Seguro, Bahia, para o Rio, em 1992 quando tinha quinze anos. Como escritora, consciente da importância da leitura na formação da personalidade, tem sólido currículo na implementação de projetos de promoção à leitura pelo Brasil. Está trabalhando num novo romance e como roteirista na adaptação de sua obra de estreia para o cinema.

 

Frederico Moreira:

Estudou flauta com Adalto Silva, Carlos Alberto Rodrigues e Marilena Horta. É Bacharel em música e professor de educação musical licenciado pelo Conservatório Brasileiro de Música. Sua flauta já participou de inúmeros jingles para televisão e rádio. Atualmente leciona Educação Musical em escolas da rede particular nos segmentos da educação infantil e ensino fundamental, e coordena o projeto Arte Cidadã da Associação Beneficente AMAR, que disponibiliza oficinas culturais para crianças e adolescentes carentes, patrocinado pela REXAM. www.educarmusicalmente.blogspot.com

 

Zulema Bergmiller:  

É jornalista e fotógrafa, já atuou no cinema e publicou outros livros: os romances COM DÓLAR NÃO SE BRINCA e CACHIMBO, CACHORRO & CLUBE, e crônicas NENHUMA AUDIÊNCIA. Em breve estará lançando novo livro de contos, ao seu estilo: dinâmico, claro e direto numa em linguagem inteligente e imaginativa para além das palavras.

 

Christiana Caldas Brito:

Escritora brasileira radicada na Itália. Diplomada pela Escola de Arte Dramática de São Paulo, Christiana também é autora de textos teatrais. Atualmente, ela conduz laboratórios de escritura em associações culturais, escolas e cursos superiores, como também na Associação Eks&Tra, da Universidade de Bolonha. Ao conquistar o segundo lugar no I° Concorso Letterario Eks&Tra com o conto "Ana de Jesus" a autora passou a ser considerada um expoente da Literatura da Migração Italiana. http://www.miscia.com/christiana

 

 

ILUSTRADORES

 

Adriana Miranda:

É formada em Belas Artes com especialização em design e multimídia na Universidade Concordia / Montreal. Faz projetos para diferentes mídias: impresso, vídeo e web. Como designer já fez projetos gráficos especiais e capas para diversas editoras. [adri@adrianamiranda.art.br]

 

Jana Magalhães:

Adora desenhar desde criança. Ela faz ilustrações para moda, livros, publicidade, além de manter a Loja de Ludicices na internet, onde as pessoas podem comprar seu trabalho. [http://www.janamagalhaes.com / jana@janamagalhaes.com]

 

Lucas França:

Ilustrador, é filho de Mary e Eliardo França, autores e ilustradores renomados. Trabalha com artes gráficas e já tem diversos trabalhos com importantes autores e editoras.

 

Weberson Santiago:

Foi recentemente premiado como melhor ilustrador 2008 no HQ MIX 2009. É ilustrador do jornal Folha de São Paulo e colaborador da revista Rolling Stone. Também ilustra livros para editora Moderna e Saraiva. Já publicou na editora Abril, Globo, Ibep, Devir, Marvel Comics, DC Comics, IDW Comics [http://www.webersonsantiago.com]

 

Rafael Doria:

“Artista prático”, como se auto-define, é professor de arte, ilustrador e grafiteiro. Faz capa de livros, álbuns de música, estampas para grifes de roupas, entre outras artes diversificadas.

 

Marcellus Schnell:

É designer graduado pela ESDI em 1991 e artista plástico. Há 20 anos se dedica a projetos de programação visual para a área cultural, como videografismo e letreiros para cinema, cartazes, banners, folders, livros, catálogos e revistas. No campo da pintura, fotografia e imagem digital, desenvolve paralelamente seu trabalho nas artes plásticas, tendo realizado inúmeras exposições ao longo desses anos.

 

 

FOTÓGRAFOS

 

Marco Terranova:

Excelente profissional com quase 30 anos de experiência e apaixonado pela natureza. Ganhador do Prêmio Esso de Fotojornalismo de 1999, já participou de diversos ensaios editoriais e teve seu primeiro livro publicado em 2003: Montanhas do Rio, homônimo de seu primeiro calendário .

 

Enrico Marone:

Oceanógrafo formado pela Fundação Universidade de Rio Grande, desenvolve um extenso trabalho de documentação ao longo dos biomas brasileiros, registrando seus ecossistemas, sua biodiversidade, seus povos e suas culturas. Suas fotografias ilustram livros e tem sido publicadas nos principais veículos de jornalismo científico e ambiental do país. Mergulhador, realiza fotografias e filmagens submarinas e dirige também documentários sobre meio ambiente e sustentabilidade no Brasil e no exterior.

 

Alexandre Monteiro:

Tem no sangue a experiência da estética e do enquadramento, que viveu entre o pai pintor e o tio fotógrafos. Para ele, fotografar é registrar um momento que nos traz uma ideia... ou de outro modo, pode ser simplesmente arte.