Mar de Ideias

Ir para o Conteúdo Principal »

Busca no Site

Você está agora em:

Tudo Junto e Misturado: o almanaque da favela | turismo na Santa Marta

Tudo Junto e Misturado: o almanaque da favela | turismo na Santa Marta

Duplo clique na imagem acima para visualizá-la maior

Reduzir
Aumentar

Mais Visualizações

Tudo Junto e Misturado: o almanaque da favela | turismo na Santa Marta

Enviar para um amigo

Seja o primeiro a comentar este produto

Disponibilidade: Em Estoque.

Preço Normal: R$25,00

Preço Promocional: R$17,50

Acrescentar itens ao carrinho
OU

Descrição Rápida

A favela ficava “pertinho do céu”, na versão idealizada pelo sambista Zé Kéti. Ou se tornara o inferno, na crônica policial. O livro de Mônica Rodrigues se insere nessa grande aventura de levar cidadania a estes territórios, como projeto de romper a exclusão social – que representa exclusão de direitos – da maioria pobre da sociedade carioca. Ela fala do âmago mesmo dessas experiências – de implementação de formas de turismo e como ele pode produzir experiências de organização local – a partir do trabalho que desenvolveu na favela Santa Marta. Seu Almanaque parte desse trabalho de cidadania. Ela ajuda a sociedade a olhar para as favelas não como quem olha pela janela, mas como quem olha pelo espelho, porque as favelas são parte integrante da sociedade carioca, sem as quais ela não seria compreensível. EMIR SADER

Descrição do Produto

O ALMANAQUE DA FAVELA atende de forma didática e objetiva à procura de estudantes, profissionais do turismo e das ciências humanas por uma informação mais aprofundada sobre o turismo comunitário. Acima de tudo, pretende ser uma forma de demonstrar como se pode ajudar a vencer preconceitos e noções negativas preconcebidas sobre as favelas. E também como este trabalho pode ser uma atividade econômica que, ao mesmo tempo, proporciona troca de conhecimentos entre as pessoas e gera inclusão social, ocupando o espaço que, muitas vezes, foi assumido pelo tráfico de drogas como a única opção para os moradores. Apresentamos reflexões que começaram a surgir a partir da experiência concreta de grupos turísticos e de pesquisadores em favelas na cidade do Rio de Janeiro, em 2010. Mostramos que a prática turística pode ir além de uma visita superficial, ou estar apenas restrita a estrangeiros ou aos que gostam de "ver pobreza". As experiências apresentadas ganharam destaque na imprensa nacional e internacional, em parte pela grande exposição do Rio de Janeiro durante o período pré-Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 no Brasil. Aqui, o leitor vai encontrar dados oficiais, mas também os que incorporam a voz das favelas como fonte, utilizando a tradição da história oral. Adotamos a forma de Almanaque para sermos mais acessíveis ao público leigo, mesmo nos capítulos mais teóricos. Para que o leitor possa formar sua própria opinião, indicamos também no final do livro referências bibliográficas e de grupos de pesquisa. Além das reflexões e dados sobre turismo, o livro apresenta nos capítulos 4 e 5 a experiência desenvolvida pela autora na Favela Santa Marta. De brinde, um roteiro para conhecê-la, pensado a partir da colaboração de diversos moradores da favela que atuam no turismo local, com dicas para você conhecer as histórias e curiosidades do morro: TUDO JUNTO E MISTURADO. Boa viagem!

Informações Adicionais

Autor (a) Mônica Rodrigues
ISBN 9788560458431
Formato Não
Páginas Não

Você pode também estar interessado nos seguintes produtos

As Quatro Ecologias: ambiental, política e social, mental e integral

As Quatro Ecologias: ambiental, política e social, mental e integral

Preço Normal: R$35,00

Preço Promocional: R$24,50

A Rua, a Nação e o Sonho: uma reflexão para as novas gerações

A Rua, a Nação e o Sonho: uma reflexão para as novas gerações

Preço Normal: R$29,00

Preço Promocional: R$20,30

   

Tags do Produto

Outras pessoas marcaram este produto com as seguintes tags:
Acrescentar suas Tags:
Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.
 

Meu Carrinho

Você não tem itens no seu carrinho de compras.